sexta-feira, abril 26, 2024

Câmara debate nessa quinta ameaça de privatização da Infraero

A direção do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) participa, nessa quinta-feira (13/7), a partir das 14 horas, da audiência pública que será realizada na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados, para discutir a ameaça de privatização da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

A audiência, solicitada pela deputada federal Erika Kokay, é resultado do movimento dos aeroportuários, que realizou vários protestos no final de junho, coordenados pelo Sina, contra a venda ou extinção da estatal, pretendida pelo governo de Michel Temer.

O Sina convida todos os trabalhadores que puderem ir ao Congresso nessa quinta a participarem da audiência, demonstrando a união da nossa categoria em defesa da manutenção da Infraero e sua rede de aeroportos públicos. O Sina estará disponibilizando um ônibus, nessa quinta, que sairá da frente do prédio da sede da Infraero em Brasília (setor comercial Sul), às 13h, para levar os trabalhadores à audiência. Outro ônibus sairá do Aeroporto de Goiânia, pela manhã.

Para quem não puder ir até o Congresso, mas puder assistir à audiência ao vivo, esse é o link para acesso à página da TV Câmara que transmitirá a reunião:

O Sina continua confiante que a união da categoria pode ter força suficiente para mobilizar e sensibilizar parlamentares, prefeitos, governadores, sociedade em geral, e reverter mais esse capítulo da história do nosso país, em que políticos entregam de bandeja o patrimônio do povo brasileiro, prejudicando toda a sociedade.

Defender os aeroportos públicos e, consequentemente, a Infraero, é defender o direito de ir e vir pelo transporte aéreo da nossa população, o direito ao desenvolvimento regional, ao trabalho, à soberania nacional, e defender também que nossos aeroportos sejam geridos com foco no interesse público, na segurança de voo e operacional.

O Sina vem buscando apoio em todas as frentes possíveis a essa causa e conta com a unidade dos aeroportuários da Infraero para que haja chances de vitória em mais essa batalha que o governo brasileiro impõe aos aeroportuários.

PAUTA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA

REQ n° 240 de 2017 – CTASP de autoria da Deputada Erika Kokay

“Requer a realização de audiência pública para discutir a ameaça da privatização da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO”.

Convidados:

Dario Rais Lopes – Secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, representando o Senhor Maurício Quintela Lessa, Ministro de Estado; (confirmado)

José Ricardo Pataro Botelho de Queiroz – diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC (não confirmado)

Francisco Luiz Xavier de Lemos – presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários – SINA (confirmado)

Alex Fabiano Oliveira da Costa – presidente da Associação Nacional dos Empregados da Infraero – ANEI (confirmado)

Antônio Claret de Oliveira – presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – INFRAERO

Pedro Frota Menandro de Vasconcelos – presidente da Associação Nacional dos Procuradores da Infraero (ANPINFRA)

Ronaldo Curado Fleury – procurador-geral do Trabalho do Ministério Público Federal

Fernando Antônio Ribeiro Soares – secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão

Wagner Rosário – ministro da Transparência e da Controladoria-Geral da União