sexta-feira, abril 26, 2024

Aeroportuários precisam conhecer e apoiar a cooperativa de crédito da categoria

Na manhã dessa quinta-feira (30/3), o diretor financeiro do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) e presidente da cooperativa de crédito da categoria, a Aerocred, Samuel dos Santos, falou durante o o 3º Congresso Nacional dos Aeroportuários sobre a importância dos trabalhadores apoiarem e participarem dessa iniciativa.

A Aerocred foi criada pelo Sindicato, há 16 anos, mas tem uma atuação independente tanto administrativa quanto financeiramente, mesmo que a sala da entidade fique dentro da sede do Sina. O objetivo da cooperativa é incentivar a poupança e oportunizar à categoria empréstimos com juros bem menores que o mercado, gerando uma relação solidária de fortalecimento da renda dos trabalhadores. Atualmente, os juros praticados pela cooperativa são de 1,63% ao mês.

A Aerocred é fiscalizada pelo Banco Central, todos os meses, e já acumula um patrimônio de quase R$ 4 milhões, com 699 associados. Contudo, o universo de aeroportuários soma mais de dez vezes esse número, e fomentar uma maior participação dos trabalhadores na cooperativa tem sido o norte da sua gestão.

“O objetivo da Aerocred não é a especulação, nem o lucro, mas atuar como uma cooperativa de crédito solidária, para aplicações de médio e longo prazo, gerando renda para o trabalhador”, explica Santos. As cotas somente são liberadas após a assembleia da entidade realizada sempre no mês de março. E não são autorizados empréstimos para quem encontra-se negativado no mercado.

Recentemente, a Aerocred criou um novo site, que explica toda a história e funcionamento da cooperativa e permite a simulação de empréstimos. Para saber mais acesse www.aerocred.org.br, ou ligue pelo telefone (11) 2408-8870.