O delegado sindical Israel Amélio Pereira no Aeroporto Viracopos foi reintegrado ao trabalho, na manhã desta quarta-feira (22/02), após ter sido demitido ilegalmente pela concessionária ABV Viracopos. A reintegração é uma importante vitória do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), que defendeu na Justiça do Trabalho o direito do aeroportuário, eleito pela categoria para representá-la no Aeroporto. 

A ABV arbitrariamente demitiu o trabalhador logo após sua inscrição para concorrer ao cargo de delegado sindical, para o qual foi posteriormente eleito. Contudo, o Acordo Coletivo do Trabalho firmado entre o Sina e a concessionária confere estabilidade aos delegado sindicais. O diretor do Sina em Viracopos Alberto Carvalho destaca que a luta do Sindicato foi imediata, assim que consumada a injustiça contra o trabalhador, no sentido de exigir a estabilidade sindical garantida no ACT.

O advogado do Sina Dr. Maurício de Freitas entrou com a reclamação trabalhista na 4ª Vara do Trabalho de Campinas, onde obteve liminar determinando a expedição de mandado de intimação, a ser cumprido com urgência pelo oficial de justiça, para que a concessionária procedesse à imediata reintegração do aeroportuário ao seu antigo posto de trabalho.

Israel, ao lado da oficial de justiça que executou a liminar, no setor de RH em Viracopos (Divulgação/Sina)