terça-feira, maio 7, 2024

Data-base Infraero: Sina convoca assembleias gerais

A Infraero apresentou sua contraproposta à pauta dos aeroportuários, em reunião com o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), realizada na última quarta-feira (6/7), na sede, em Brasília, com o presidente da estatal, Antônio Claret. No documento, a Infraero propõe um índice de reajuste para todas as cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigente.

data-base-infraero-banner

Diante da apresentação de uma proposta, o Sina convoca todos/as aeroportuários/as da Rede Infraero para as assembleias gerais que irão ocorrer entre os dias 13 e 15 de julho. Nelas, os trabalhadores irão discutir e deliberar sobre a proposta patronal.

FG e RG – Durante a reunião, o Sindicato esclareceu que entende o momento de dificuldades financeiras da empresa, mas protestou contra a falta de previsão de reajuste da tabela de FG (funções gratificadas) e RG (remunerações globais). A empresa alega que o reajuste dessa tabela é prerrogativa exclusiva da sua gestão. O Sina ressaltou que a tabela já se encontra defasada, e que todos os trabalhadores, independentemente de ocuparem cargo de confiança ou não, tem o direito a ter sua remuneração corrigida, possibilitando a manutenção da sua condição socioeconômica. Na manhã desta quinta-feira (7/7), o diretor Administrativo do Sina, Samuel Santos, encaminhou um ofício à Claret reforçando a insatisfação do Sindicato diante desse cenário, exigindo da Infraero um esforço financeiro a fim de dar conta de um reajuste nessas tabelas.

Transportes – Ainda no dia 7, à tarde, a direção do Sina reuniu-se com representantes do Ministério dos Transportes, a quem agora responde a Secretaria de Aviação Civil (SAC). Além do presidente do Sina, Francisco Lemos, participaram da reunião o diretor jurídico, Marcelo Tavares, e o secretário-geral, Célio Barros. Na ocasião, Lemos reforçou que o discurso de “levantar o moral” do novo presidente da Infraero não terá efeito se o trabalhador não for prestigiado de fato, inclusive os gestores. “A Infraero está criando uma divisão entre os aeroportuários na discussão salarial, e o Sina ressalta que isso é muito prejudicial à categoria e que espera que a Infraero reconsidere essa posição”, explica Lemos. “Se a empresa está minguando, nós aeroportuários, com certeza, não somos culpados por essa situação”, completa.

Veja abaixo o edital com a convocação das assembleias, os locais, datas e horários, e participe!

edital-infra-ages