Luta contra concessões integra Plano de Ação da Fentac/CUT

O combate à terceirização, à concessão de aeroportos da Infraero e a garantia na MP do capital estrangeiro do nível de empregos e direitos para os trabalhadores da aviação no Brasil foram aprovados como eixos de luta, na Oficina de Planejamento da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT).

A atividade aconteceu nos dias 27 e 28 de abril, em São Paulo, reunindo os sindicatos cutistas de aeroviários, o Sindicato Nacional dos Aeronautas e o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina).

O combate à concessão de aeroportos públicos à iniciativa privada foi aprovado como uma das bandeiras de luta da Federação. Já foram anunciados pelo governo federal para concessão neste ano os aeroportos de Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Florianópolis. Hoje estão sob esse regime os aeroportos de Guarulhos, Campinas, Brasília, Natal (São Gonçalo do Amarante), Galeão (no Rio) e Confins (em BH).

Essas novas concessões prevêem uma redução da participação no capital desses aeroportos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). “Não concordamos com esse desmonte do governo federal, porque nossos aeroportos são estratégicos para o desenvolvimento do país. Nossa luta é exigir a preservação do nível de empregos, os direitos e a remuneração dos aeroportuários”, afirmou Ademir Lima de Oliveira, diretor do Sina.

O Plano de Lutas e Ações da Fentac/CUT será colocado em prática até o final do mandato da atual diretoria, que vai até 2017.

luta-fentac-not2223foto1836