sexta-feira, abril 26, 2024

Dirigentes dos sindicatos cutistas do setor aéreo debatem plano de lutas

A conjuntura política turbulenta no Brasil e o balanço de dois anos de mandato da Fentac/CUT marcaram os debates da Oficina de Planejamento da entidade, que começou na quarta-feira (26), no Hotel Transamérica, em São Paulo.

oficina1

O evento, que termina nesta quinta-feira, reúne dirigentes dos sindicatos cutistas filiados à Federação: aeroviários de Guarulhos, Campinas, Recife, Porto Alegre e sindicatos nacionais de aeroviários, aeronautas e aeroportuários. Os trabalhos estão sendo coordenados pela subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O presidente da Fentac/CUT, o aeronauta Sergio Dias, que está no seu primeiro mandato (2014/2017) comemorou o balanço dos últimos dois anos. “Conseguimos avançar em vários aspectos, principalmente, na consolidação da unidade dos trabalhadores da aviação”, frisou.
Ele destacou o papel da Federação na unidade dos trabalhadores da América do Sul, por meio da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte (ITF), através da criação da Rede Latam, que reúne trabalhadores da Lan e da TAM no Brasil e vários outros países.

lemos-oficina
Presidente do Sina, Francisco Lemos, participa da Oficina (Fentac-CUT/MidiaConsulte)

O presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) e diretor da Federação, Francisco Lemos, participa da Oficina e ressaltou que o desafio maior é conscientizar as nossas categorias que a maioria dos deputados do Congresso Nacional não tem compromisso com os trabalhadores. “Muitos são bancados por empresários. Assim como querem acabar com a nossa democracia, lá eles passarão qualquer projeto penoso aos trabalhadores”, alertou.

Nesta quinta, os dirigentes sindicais vão definir as prioridades da atuação da Federação para o próximo período.