sexta-feira, abril 26, 2024

Aeronautas e aeroviários param aeroportos nesta quinta

Aeroviários e aeronautas da base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT) realizaram, nesta quinta-feira (22/01), uma greve das 6 às 7 horas da manhã, em vários aeroportos do país. A paralisação gerou um efeito cascata de atrasos e cancelamentos de voos ao longo de todo o dia.

paralisao-galeao-22-01-cf-sna4foto1099
Trabalhadores durante o ato no Aeroporto do Galeão (Divulgação: Fentac-CUT e SNA/Ag. Mídia Consulte)

De forma pacífica, os trabalhadores cruzaram os braços em protesto à proposta de reajuste salarial de 6,5% apresentada pelo Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA).

Os trabalhadores seguem na luta por 8,5% de reajuste salarial, a aplicação desta índice nos benefícios e melhores condições de trabalho.

“Conseguimos atingir o nosso objetivo que era chamar a atenção das empresas aéreas para o nosso movimento. O resultando foi surpreendente em todas as bases da Federação”, comemora o presidente da Fentac/CUT, Sergio Dias.

No Aeroporto Internacional de Guarulhos, o protesto teve concentração na área de entrada dos funcionários, próxima ao Terminal 2, no setor de embarque.

Segundo informações da Imprensa, o Aeroporto de Congonhas (SP) foi um dos mais afetados pela paralisação, com 23 voos cancelados (26,4%) e 20 atrasados (23%).

paralisaodosaeronautas-congonhas-22-01-sna1foto1094
Saguão do Aeroporto de Congonhas, em SP. (Divulgação: Fentac-CUT/Ag. Mídia Consulte)

À tarde, os sindicatos que integram a Fentac/CUT realizam assembleias com os trabalhadores para decidir os rumos do movimento. Uma audiência de conciliação para retomar as negociações da campanha salarial está agendada para sexta-feira (23/01), às 14h, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. (Fonte: www.fentac.org.br)