sexta-feira, abril 26, 2024

Infraero: reestruturação cancelada mais uma vez

“Por faaaavor, pare agora….”

Os companheiros e companheiras aeroportuários mais maduros vão lembrar que a frase acima é o início da letra de uma música da nossa querida Wanderléa, mas poderia ilustrar muito bem a terceira anulação da reestruturação anunciada mais uma vez pela Infraero, onde, inclusive, os atos administrativos excluindo os cargos e acabando com as regionais já estavam tramitando.

reestruturacao

Na tarde desta terça-feira, 16 de dezembro, o Conselho de Administração da empresa suspendeu a reestruturação até março de 2015. A participação do conselheiro Célio Barros, representante dos trabalhadores e também secretário geral do Sina, foi fundamental nesta decisão, como também na revisão do ato da diretoria jurídica com relação ao recesso de final de ano dos trabalhadores subordinados àquela diretoria.

Voltando para a questão da reestruturação, a posição do Sindicato é muito clara no que diz respeito a esse tipo de gestão voltada para dentro da empresa. O Sina cobra uma gestão arrojada e que vá buscar oportunidades de negócios fora da Infraero como, por exemplo, o empenho da diretoria da empresa em buscar os reajustes tarifários que se encontram completamente defasados e que acabam gerando perdas irreparáveis para a Infraero.

Isso sim se somaria às soluções que a empresa precisa neste momento, para aumentar a sua arrecadação, porque a política voltada para dentro, como é o caso de uma reestruturação, sem ser profundamente analisada e debatida com os trabalhadores, poderá criar um aspecto de desmotivação ao nosso tão precioso quadro aeroportuário.

O Sina está disposto a ir, juntamente com a Infraero, cobrar de forma firme e objetiva diretrizes e políticas mais justas para o setor de infraestrutura aeroportuária deste país, porque as promessas do governo Dilma para incrementar a aviação regional, como também a Infraero Serviços, parecem que vem a bordo do dirigível Zeppelin, e nós precisamos que cheguem à jato, pois a Infraero infelizmente é uma empresa que tem uma excelência na questão de administrar aeroportos, mas é dona de um perfil extremamente acanhado em buscar novos mercados e vender seus produtos.

O Sina têm demonstrado que atua dentro de uma “vanguarda sindical” e fará o que for preciso para manter a nossa Infraero viva. Mas a diretoria da Infraero também precisa fazer sua parte.