quinta-feira, abril 25, 2024

Aeroviários e aeronautas lançam campanha salarial 2014

Foi lançada nesta terça-feira (14/10) a campanha salarial unificada de aeroviários e aeronautas, coordenada pela Fentac/CUT. O ato foi realizado no Aeroporto JK, em Brasília, na área de embarque e desembarque, com distribuição de informativos para trabalhadores e passageiros, incluindo o gibi “Embarque com Segurança”. A publicação mostra a importância de cada trabalhador/a, desde o agente de check-in ao comandante da aeronave.

logo-fentacSomando-se aos aeroviários e aeronautas da ativa, os aposentados do Aerus também participaram do ato.

Os slogans da campanha deste ano são: “Desafio a empresa a me valorizar” e “Chega de Ganhar Mal, Queremos mais Direitos e Ganho real”. A data-base das categorias, que reúnem cerca de 70 mil trabalhadores no Brasil, é 1º de dezembro.

Também estão previstas manifestações nos aeroportos de Recife, Salvador, Guarulhos, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, entre outros.

“Sempre enfrentamos campanhas difíceis e neste ano não será diferente. Por isso, é fundamental a nossa unidade para conquistarmos um reajuste com ganho real e avanços nos direitos sociais”, diz o presidente da Fentac/CUT, Sérgio Dias.

Reivindicações

Os trabalhadores representados pelo Sindicato Nacional dos Aeroviários, Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, Sindicato dos Aeroviários de Pernambuco, Sindicato dos Aeroviários de Campinas e Sindicato Nacional dos Aeronautas reivindicam reajuste salarial de 11% sobre os salários e demais itens econômicos. Também lutam pela criação de um piso para agente de check-in, entre outros direitos.

As pautas de aeronautas e aeroviários foram entregues, em 30 de setembro, ao Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA). A primeira rodada de negociação acontece em 20 de outubro, na sede da entidade patronal, em São Paulo. (Com Fentac/CUT)