sexta-feira, abril 26, 2024

Economista do Dieese explica reajuste dos aeroportuários na Infraero

O economista Roberto Sugiyama (Dieese-SP), o Japa, que acompanha a data-base dos aeroportuários há anos e assessora o Sina nas negociações, avaliou os resultados divulgados pelo IBGE, que definem o reajuste da categoria na Infraero.

O IPCA-IBGE para a data base maio/2014 é de 6,28%. Assim, Sugiyama explica que o reajuste obtido através das negociações foi o IPCA-IBGE acumulado entre os meses de maio de 2013 a abril de 2014, mais um ganho real de 1,25% a ser incorporado nos salários de setembro de 2014, mais um benefício pago através de vale-refeição. O índice completo para esta data base será de 7,61%”, completa.

“Com o cenário econômico e político de 2014, a negociação por dois anos foi uma excelente alternativa adotada pela direção do Sina. Outras categorias que não optaram por esta estratégia poderão ter mais dificuldades em conseguir os resultados obtidos pelo Sina”, avalia o economista.

Sugiyama ressalta que o índice ficou abaixo do limite superior da meta fixada pelo Ministério da Fazenda. “Mesmo assim, a grande Mídia e a oposição estão alardeando que a inflação está descontrolada e que o Governo está maquiando os dados apresentados”, questiona.

“O índice de preços é composto por preços livres e preços controlados. Os preços livres são aqueles que o mercado define e que são influenciados por sazonalidade e intempéries. Em alguns momentos, os preços de alimentos sofrem com as safras, chuvas e secas. As roupas também sofrem com a variação das temperaturas. Os preços das mensalidades escolares são reajustados no início do ano. Os preços controlados são aqueles que o governo libera e define quais são os reajustes, tais como tarifas, impostos, taxas, remédios. São preços que necessitam de controle, tais como remédios. Se não forem determinados os reajustes, os empresários e laboratórios, donos das patentes, reajustariam os preços a sua vontade”, explica Sugiyama.

Veja abaixo a tabela elaborada pelo economista, que apresenta os últimos salários piso da Infraero corrigidos para os meses de maio e setembro de 2014:

indice