sexta-feira, abril 26, 2024

Aeroportuários aceitam proposta da Infraero e encerram greve

Notícias > Geral

19/08/2013 21:29 – Atualizado em 19/08/2013 21:35

Trabalhadores voltam aos seus postos em todo o Brasil a partir desta terça-feira

Os trabalhadores aeroportuários decidiram, nesta segunda-feira, em assembleias realizadas em mais de 60 localidades do país, encerrar a greve iniciada na madrugada de 31 de julho. Foram 5.012 votantes, sendo que 4.050 se posicionaram a favor; 826 se manifestaram contrários e houve 136 abstenções, segundo o Sindicato Nacional dos Empregados de Empresas Administradoras de Aeroportos (Sina).

Os trabalhadores aceitaram a proposta apresentada na sexta-feira da semana passada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A paralisação já foi encerrada e, nesta terça, as partes firmarão acordo no Tribunal Superior do Trabalho (TST), onde já havia sido programada audiência de conciliação para o início da tarde.

A proposta feita pela Infraero, com validade de dois anos, prevê que os salários sejam corrigidos imediatamente pela inflação acumulada até maio, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em maio de 2014, os salários terão mais uma vez a correção da inflação. A empresa oferece ganho real de 1,25% aos salários em setembro deste ano e mais 1,25% em setembro de 2014.

A Infraero propõe não descontar os dias parados. Até 12 de agosto, serão abonados; de 13 a 19 de agosto, serão compensados. A empresa ofereceu ainda 120 tíquetes de vale-alimentação de R$ 30 como abono, em quatro vezes, até maio do ano que vem, entre outros pontos negociados.