sábado, abril 20, 2024

Mobilização dos aeroportuários em defesa da Infraero provoca audiência pública em Brasília

As manifestações da categoria aeroportuária, nos dias 19 e 20 de junho, em todo o país, e a atuação do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), conjuntamente com a Associação Nacional dos Empregados da Infraero (Anei) e a Associação Nacional dos Procuradores da Infraero (Apinfra), junto a parlamentares, em busca de apoio para reverter a proposta de privatização da Infraero, resultaram no agendamento de audiência pública na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou requerimento nº 240/17 da deputada Erika Kokay (PT/DF), e realiza audiência pública para discutir a ameaça de privatização da Infraero nessa quinta-feira (6/7), às 14h, no Plenário 12, Anexo II da Câmara Federal.

Entre os convidados para participar da audiência estão o ministro dos Transportes, Maurício Quintela, o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), José Ricardo Botelho de Queiroz, e o presidente da Infraero, Antônio Claret.

O presidente do Sina, Francisco Lemos, destaca que esse é só um passo em defesa da Infraero, pois serão necessárias novas ações com a categoria aeroportuária, inclusive no exterior, para frear o interesse estrangeiro nos aeroportos da Infraero. O Sina já está trabalhando em conjunto com a Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte (ITF), onde tem cadeira dentro do conselho da entidade, com uma campanha com esse intuito. Lemos ressalta que é essencial para essa luta conquistar o apoio da opinião pública, em defesa da manutenção da estatal, assim como de governadores e prefeitos, que deverão ter papel importante na defesa dos aeroportos administrados pela Infraero em seus estados e municípios. “Faca nos dentes da categoria, porque ainda teremos muitas batalhas pela frente, e o inimigo é astuto”, completa Lemos.