23.9 C
São Paulo
quinta-feira, abril 25, 2024

Aeroportuário(a): nessa semana o Brasil precisa do seu sangue bom

Destaques

Hoje em dia, o trabalhador muitas vezes sente como se seu sangue estivesse sendo sugado por um vampiro insaciável. Mal sabe ele que seu sangue pode ter um uso muito mais nobre e, quem sabe, até mesmo patriótico. Ao doar seu sangue, de verdade, num banco de sangue, o trabalhador pode salvar até quatro vidas!

Doar sangue é um ato de compaixão, solidariedade, altruísmo, uma das coisas mais fáceis que podemos fazer para salvar outras pessoas. Para doar, basta ir a um hemocentro, e todos estarão abertos nessa sexta-feira (30) para receber a sua doação. A doação é rápida: todo o processo não dura mais que uma hora. E o seu dia de trabalho é abonado por lei.

O trabalhador tem direito a um dia de folga para doação de sangue, a cada 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada, de acordo com os termos previstos no Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho). Esse direito também se estende ao funcionário público civil de autarquia ou militar, conforme a Lei Federal nº 1.075, de 27 de março de 1950.

Normas nacionais e internacionais norteiam os procedimentos de doação de sangue para dar segurança e proteção ao doador e ao receptor. A bolsa coletada pode ser fracionada em: concentrados de hemácias e de plaquetas, plasma e crioprecipitado. Por isso, um único doador pode beneficiar até quatro pessoas.

Após a coleta, o sangue passa por diversos tipos de testes e as unidades que apresentam resultado positivo para doenças transmissíveis são descartadas.

Além disso, o doador  recebe um rápido check-up a cada vez que você doa e é sempre bom fazer exames. Todavia, ninguém deve doar sangue para obter resultados de exames, por conta de suspeita de estar com alguma doença; apenas pessoas que se consideram sadias.

Você sabia?

Segundo pesquisadores, alguns doadores de sangue acreditam que a doação os torna mais saudáveis, numa linha de pensamento que remete às sangrias médicas, tratamentos populares amplamente utilizados até o século 19.

De acordo com a OMS, são realizadas um total de 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente. Embora, esteja dentro do parâmetro de 1% a 3% definido pela OMS, esse número ainda precisa melhorar.

Veja aqui ONDE DOAR SANGUE

Para ser um doador, é preciso:

– Sentir-se bem e com saúde

– Ter entre 16 e 70 anos

– Autorização de pais ou responsáveis, se for menor de idade

– Apresentar documento com foto

– Dormir bem na noite anterior à doação

– Fazer uma refeição leve antes da doação

– Ter peso igual ou superior a 50 kg

 

Após a doação é bom ter cuidados como:

– Beber bastante líquido, pois ajuda a repor o volume que saiu do organismo

– Evitar carregar peso e fazer esforço físico

– No caso dos fumantes, evitar fumar por, pelo menos, duas horas

 

Impedimentos temporários:

• Estar  gripado, resfriado, com febre

• Período gestacional

• Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana

• Amamentação

• Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação

• Tatuagem e/ou piercing nos últimos seis meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação)

• Não ter feito exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses

• Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses

 

Critérios definitivos de impedimento:

• Hepatite após os 10 anos de idade

• Evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas

• Uso de drogas ilícitas injetáveis

• Malária

Últimas matérias