26 C
quinta-feira, abril 25, 2024

Data-base: Aeroportuários aprovam acordo com concessionárias

O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) vem reunindo os trabalhadores dos aeroportos de Guarulhos, Galeão, Brasília, São Gonçalo (Natal), Confins e Viracopos, em assembleia, para que os trabalhadores decidam se aceitam ou não a proposta apresentada, na última rodada de negociação, pelas concessionárias.

No dia 22 de junho, pela manhã, em Confins, os trabalhadores decidiram em assembleia, por maioria, aceitar a contraproposta da BH Airport. Foram doze votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção.

Também no dia 22, no Galeão, a proposta foi aprovada, com 39 aeroportuários votando a favor, no terminal e no Teca. Em Brasília, à tarde, a proposta foi aprovada por 54 votos a favor e 17 contra.

Em Guarulhos, na assembleia realizada pela manhã, no dia 23, 125 aeroportuários votaram a favor da proposta, 15 votaram contra e cinco abstiveram-se. A assembleia em São Gonçalo do Amarante (Natal) aconteceu hoje (27/6), à tarde, e os 41 trabalhadores presentes aprovaram por unanimidade firmar o acordo.

A proposta das concessionárias dos aeroportos de Guarulhos, Galeão, Brasília, São Gonçalo do Amarante (Natal) e Confins é de aumento de 4% sobre salários e pisos (com valor fixo de R$ 275,36 para quem recebe acima de R$ 6.884,00 na GRU). Para os benefícios (VA, VR, VT, auxílio creche, auxílio funeral e auxílio para material escolar), a oferta é de reajuste de 4,08% (sendo o teto dos salários, para computo dos benefícios, aumentado em 4% nessa proposta). Para São Gonçalo (Natal), a proposta prevê congelamento do auxílio combustível.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), que administra o Aeroporto de Campinas, apresentou uma proposta bem inferior às concorrentes. A empresa ofereceu reajuste de 3,11% até salários de R$ 3.000,00 e um acréscimo de R$ 93,30 para os demais. O mesmo reajuste e teto seriam aplicados nos pisos. Já em relação aos benefícios, a ABV propôs redução do valor atual do vale refeição para R$ 25,66, da cesta básica para R$ 85,11 e redução em 20% do adicional noturno. O dia de pagamento também seria postergado do 1º para o 5º dia útil. Para os demais benefícios, a concessionária ofereceu aumento de 3,11%.

Para o Sina, a proposta da ABV significa um retrocesso nos direitos da categoria. Os trabalhadores entenderam o mesmo e rejeitaram, , por unanimidade, em assembleia realizada à tarde, no dia 22 de junho, a contraproposta da concessionária. Também aprovaram o início de estado de greve, com indicativo de greve para 3 de julho.

Uma nova assembleia acontece nessa quinta-feira (29 de junho), às 14 horas, em frente ao Prédio Administrativo, de Viracopos, com o objetivo de confirmar o indicativo de greve. O Sina espera que a concessionária apresente uma nova proposta antes dessa data, para que os trabalhadores possam avaliá-la na assembleia.