21.1 C
São Paulo
quinta-feira, abril 25, 2024

Sina participa de audiência na OAB-RJ que debate desmonte das estatais

Destaques

O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), na luta em defesa da Infraero, contra a privatização da estatal, participou, na última sexta-feira (23/6), na sede da OAB do Rio de Janeiro, de audiência pública que debateu o desmonte das estatais produzido no governo Temer.

O encontro reuniu especialistas em Direito e Economia, os deputados federais Wadih Damous, Glauber Braga, Chico Alencar e Jandira Feghali, dirigentes da CUT e CTB e representantes de sindicatos de trabalhadores de várias estatais, como a Embrapa e a Eletrobras. O objetivo da audiência pública foi dar um “pontapé inicial” na campanha em defesa das empresas estatais, a fim de contrapor a mentalidade de que a iniciativa privada vai tornar as empresas mais eficientes e de que as estatais deveriam ser privatizadas.

O representante do Sina no evento, Rodrigo Gonçalves, denunciou na tribuna a iniciativa do governo Temer de privatizar a Infraero, inclusive enviando representantes do governo e o presidente da estatal, Antônio Claret, para buscar investidores na Europa. Também destacou a importância da Infraero na integração nacional e no desenvolvimento econômico do país, e denunciou os prejuízos causados ao serviço prestado à população a partir da concessão de aeroportos da Rede Infraero à iniciativa privada, e o risco que os aeroportos deficitários sofrem de fechar, se concretizada a privatização da estatal.

Veja o vídeo com a fala do representante do Sina:

O técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Gustavo Teixeira deu exemplos de como as estatais podem ser usadas como instrumento de política econômica. “Em 2015, o total de investimento no país chegou a 63 bilhões de reais. No caso das estatais, 22 bilhões, o que representa 35% dos dividendos distribuídos no Brasil. E a gente tem que levar em consideração que esses números são de um período em que as estatais nem apresentavam seus resultados mais positivos. Essa crença de que as estatais são ineficientes e não geram resultados é falsa”, apontou.

O professor de Direito e Economia da Universidade de São Paulo (USP) Gilberto Bercovici destacou que “praticamente todos os serviços públicos que conhecemos foram feitos por uma empresa estatal: o aeroporto, a plataforma de petróleo, a rede de energia elétrica, telefonia, esgoto, transporte, porque para uma série de atividades essenciais para a vida em sociedade a iniciativa privada simplesmente não se interessa”.

Ao final do evento, o deputado federal Wadih Damous declarou seu apoio ao movimento dos aeroportuários à TV SINA. Veja o vídeo:


Últimas matérias