terça-feira, março 19, 2024

Aeroportuários comemoram Dia do Fiscal de Pátio no Aeroporto Gilberto Freyre

Uma profissão importante para segurança de voo nas operações aéreas nos pátios e pistas nos aeroportos no Brasil e no mundo foi comemorada neste sábado (18/2): o  fiscal de pátio e pista. A subsede do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) em Recife (PE) realizou, na última sexta-feira (17) um café da manhã para homenagear esses trabalhadores, no Aeroporto Gilberto Freyre.

O diretor do Sina e da CUT-PE, Leonardo Félix, participou da homenagem, parabenizando os trabalhadores que exercem atividade com zelo e responsabilidade. “Ser fiscal de pátio é garantir toda a segurança operacional das aeronaves em solo, pouso e até a descolagem”, conta.

Segundo o Sina, esses profissionais também são responsáveis pelo estacionamento das aeronaves,  autorizam o embarque e desembarque de cargas, bagagens e passageiros e coordenam o abastecimento dos aviões. Os fiscais de pátio guardam a segurança das aeronaves, tripulações e, principalmente, dos passageiros, que é a atividade fim de qualquer aeroporto no mundo. Para que a aviação possa ser cada vez mais segura, eles realizam a vistoria das pistas, assegurando o livre pouso ou decolagem, bem como o taxiamento das aeronaves por toda a área de operações dos aeroportos. Também faz parte de suas atribuições a fiscalização de todos os trabalhadores e trabalhadoras que operam na área de movimento de aeronaves, bem como das condições de manutenção da infraestrutura, que deve atender com segurança toda a operação das companhias aéreas. (Fonte: Transportando CNTTL/CUT)