sexta-feira, março 29, 2024

Aeroporto de Curitiba é eleito o melhor do país

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), foi eleito o melhor do Brasil, vencendo a segunda edição do Prêmio Aeroportos + Brasil, concedido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC).

aeroporto-curitiba
Aeroporto de Curitiba (2012)

A satisfação dos passageiros com os aeroportos manteve também o nível de 86% de aprovação. A maioria dos passageiros ouvidos, numa escala de 1 a 5, avaliaram com nota 4 (bom) ou 5 (muito bom) os principais aeroportos do país.

O Aeroporto Santos Dumont (RJ) ficou em segundo lugar, seguido por Guarulhos (SP), Recife (PE) e Viracopos (SP). Entre os aeroportos que mais evoluíram em relação ao mesmo período do ano passado, estão Guarulhos e Santos Dumont.

Foram ouvidos 52 mil usuários de voos domésticos e internacionais em 15 aeroportos brasileiros ao longo de 2015. Em 2014, o prêmio foi concedido ao Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre, no Recife.

Ao todo, 11 categorias compõem a premiação referente a 2015. Além de vencer o prêmio principal, o aeroporto de Curitiba foi o mais bem avaliado em três outras categorias: Restituição de Bagagem + Eficiente; Aeroporto + Cordial; e Raio-X + Eficiente.

Dois terminais venceram em duas categorias. O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em Nastal, venceu a de Check-in + Eficiente, e de Aeroporto + confortável; enquanto o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), ganhou nas categorias Aeroporto com + Facilidades ao Passageiro e Aeroporto + Limpo. A categoria Serviço Público + Eficiente foi vencida pelo Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, de Brasília. (Com informações da AgênciaBrasil e SAC)

evolucao_percepcao_indicador_satisfacao_geral_2016
Fonte: SAC