sexta-feira, março 29, 2024

Aéreas reclamam do aumento das taxas dos aeroportos concedidos pelo governo

As taxas cobradas nos aeroportos concedidos pelo governo à iniciativa privada dispararam nos últimos quatro anos, segundo matéria do jornal Valor Econômico, publicada no dia 15.

Em algumas situações, os custos teriam aumentado mais de cinco vezes, levando as companhias aéreas a recorrer à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). As companhias consideram os aumentos abusivos.

O custo do metro quadrado nos aeroportos também teria subido de forma abusiva, desde 2012, de acordo com levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). “Em um dos quatro aeroportos que tiveram seus custos expostos, o valor mensal do metro quadrado era de R$ 12,06 quando administrado pela estatal Infraero, mas explodiu nas mãos da operadora privada e atingiu R$ 79 em janeiro de 2016”, revelou o estudo da Abear, que tem como base os valores cobrados nos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF) e São Gonçalo do Amarante (RN).

Além disso, a alta teria chegado a até 356% nos valores cobrados para os escritórios administrativos e nas áreas de despacho dos terminais. O estacionamento de equipamentos ­na área de cargas ­de um dos aeroportos passou de R$ 1,73 por metro quadrado para R$ 25.

Ainda de acordo com a matéria, a Anac pode, conforme os contratos de concessão, estabelecer valores máximos para tarifas de embarque (pagas pelos passageiros), pouso e permanência (pagas pelas companhias). Os valores pagos pelas aéreas seriam de livre negociação pelas concessionárias, mas a Anac poderia intervir caso fosse configurada prática discriminatória ou abusiva.

Segundo o Valor, a Anac informou em nota que a reclamação da Abear está em análise, mas apresenta inconsistências e não representa a totalidade dos contratos das suas associadas (as aéreas). A Agência teria solicitado informações dos aeroportos e realizado visitas técnicas para apurar os dados.

Já a Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (Aneaa) teria afirmado haver incongruências entre a planilha de custos da Abear e os preços cobrados pelas operadoras, e que as concessionárias não podem ser comparadas ao operador público (Infraero). Além disso, a entidade ressaltou que os custos aeroportuários representam apenas 5% das despesas totais das empresas aéreas.

Clique AQUI para acessar a matéria citada do jornal Valor Econômico

Doce ilusão acharmos que os aeroportos estariam tornando-se populares no Brasil

aeroporto popular-cartaz-sina
Cartaz da campanha do Sina, de 2013, na luta contra as concessões de aeroportos da Rede Infraero.