quarta-feira, abril 24, 2024

Adeus Eliseu

“Um sucesso puxa o outro. No caminho de tal desiderato, o governo federal iniciou os processos de concessões de mais quatro aeroportos”. As palavras são do agora ex-ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha. Em artigo publicado na Folha de SP, em 15 de setembro deste ano, Padilha ressaltava o “sucesso” das concessões de aeroportos no governo Dilma.

Um dos principais aliados do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), Eliseu Padilha anunciou sua saída do governo na última sexta-feira (4/12): comunicou a decisão à cúpula do PMDB e protocolou a carta de demissão na Casa Civil. Nesta segunda (7/12), reuniu-se com o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner (PT). Logo após, a Casa Civil confirmou a demissão do ministro.

Para o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), Eliseu Padilha não contribuiu em nada com os trabalhadores da aviação civil durante o período em que esteve à frente da SAC. “Já vai tarde, é o que a maioria de nós trabalhadores pensa”, ressalta a direção do Sina. “Afinal, não é desejo de nenhum aeroportuário ver seu aeroporto privatizado, ou concedido, como pretendia Eliseu Padilha e continua pretendendo o governo”, explica o Sindicato.

Os aeroportuários/as lutam pela manutenção dos aeroportos de Porto Alegre, Florianópolis, Salvador e Fortaleza na Rede Infraero. A SAC quer leiloá-los em 2016, seguindo a orientação do governo Dilma. Também falou muito do plano nacional de aviação regional, mas a ideia não saiu do papel. “A SAC não tem contribuído para melhorar as perspectivas dos aeroportuários da Infraero. Vamos lutar contra as novas concessões de aeroportos, defender os direitos dos aeroportuários na Infraero e nas concessionárias, e vamos seguir combatendo as políticas neoliberais do governo”, completa o Sina.

(Reprodução Gazeta do Povo)

Eliseu Padilha assumiu o cargo de ministro da SAC em janeiro deste ano, sucedendo o colega de partido Moreira Franco. Com sua saída, quem assume interinamente como ministro da SAC é o atual secretário executivo, Guilherme Ramalho, que é também presidente do Conselho de Administração da Infraero.