18.2 C
São Paulo
sábado, abril 20, 2024

Sina participa de seminário do TST sobre trabalho seguro

Destaques

O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) participou, de 21 a 23 de outubro, em Brasília, do Seminário Internacional Trabalho Seguro, promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). O objetivo do evento foi debater as questões jurídicas que envolvem a saúde do trabalhador e os acidentes de trabalho.

IMG_9352
(Imagens: Maurício Araújo-Folha Opinião/Sina)

A abertura do seminário foi conduzida pelo presidente do TST, ministro Antonio José de Barros Levenhagen, que destacou o alto número de mortes por acidente de trabalho no Brasil.

Para o diretor Jurídico do Sina, Marcelo Tavares, a iniciativa comprova a preocupação do TST e dos participantes do evento em garantir a saúde do trabalhador. “O seminário foi realizado em consonância com a norma constitucional, que determina, em seu artigo 7º, inciso XXII, ser direito dos trabalhadores a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança”, destacou.

Carta Magna – Além do tema trabalho seguro, o seminário celebra os 800 anos da Magna Carta de 1215, do monarca inglês João Sem Terra. A carta foi o primeiro documento legal que restringiu o poder absoluto da monarquia e segue como referência legal, até os dias de hoje, como explicou o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), min. Carlos Mário Velloso, em sua palestra. “O mais importante era o homem, e é por causa do homem que estamos fazendo este seminário”, concluiu.

Além de Tavares, participaram do seminário, representando o Sina, o diretor de Saúde, Marcos Guimarães, e os dirigentes sindicais Vandirson da Fonseca Costa e Vitor Hugo Fernandes, além do consultor de segurança do trabalho Marcos Afonso Lemos.

IMG_9310

Últimas matérias