quarta-feira, abril 24, 2024

Defesa da Infraero pública e não às concessões integram Plano de Lutas da CUT Nacional

Aeroportuários, aeronautas e aeroviários reuniram-se, em 16 de outubro, durante o 12º CONCUT (Congresso Nacional da CUT), realizado em São Paulo, e conseguiram incluir quatro itens no Plano de Lutas da Central, a partir da discussão do Ramo dos Transportes.

As bandeiras dos trabalhadores do setor aéreo foram: defesa da Infraero pública; fim da concessão de aeroportos; que a CUT reivindique junto ao Congresso Nacional a representação dos trabalhadores nas discussões sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA); e a defesa de um acordo com o governo, visando uma solução definitiva para os participantes do fundo de pensão Aerus.

Participaram do 12º CONCUT, representando o Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), os companheiros Samuel Santos, Marcelo Tavares, Francisco Barros e Mara Meiry.

“Nosso Sindicato está fortalecendo suas bases e nossa participação nas CUTs estaduais e na CUT Nacional, para que tenhamos mais força e unidade nas lutas em defesa dos trabalhadores do setor aéreo”, ressaltou Samuel Santos, diretor do Sina.

(Maurício Araújo/Sina)

O Congresso aprovou a paridade de gênero na nova direção da CUT Nacional, acompanhando a decisão das CUTs estaduais. O presidente da CUT, Vagner Freitas, e a vice-presidente, Carmen Foro, foram reeleitos para comandar a Central até 2019.

“A CUT tem nova cara a partir de hoje, porque tem nas estaduais e na direção nacional 50% de homens e 50% de mulheres. Nunca mais seremos os mesmos e queremos também ver a juventude mais presente. Temos também que garantir que a juventude se empodere do movimento sindical e faça parte de todos os processos”, disse Carmen. (Com informações da CUT)

Roberto Parizotti-CUT-12concut
(Roberto Parizotti/CUT)