sábado, abril 20, 2024

Recesso de final de ano na Infraero: ato de gestão é repudiado pela categoria

O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) e os trabalhadores da Infraero foram surpreendidos pelo comunicado do diretor de Gestão da estatal, Mauro Pacheco, sobre o modelo de recesso de final de ano para 2015, envolvendo os aeroportuários que laboram em horário administrativo e em regime de escala.

Apesar do ato não ter agradado a ninguém, o Sina tem consciência de que a decisão é uma prerrogativa da direção da empresa. Contudo, a falta de sensibilidade e o autoritarismo na decisão contrariam uma tradição que faz parte da história da empresa, já que o assunto sempre foi debatido previamente com os trabalhadores.

“Historicamente, a direção da Infraero sempre discutiu com o Sina, no início de outubro, a alternativa que seria apresentada aos trabalhadores sobre o recesso de final de ano. Este ano, fomos surpreendidos com a divulgação da decisão já tomada, no final de setembro”, explica o presidente do Sina, Francisco Lemos.

Fazendo uma analogia com o papel de pai ou mãe de família, nem sempre é possível dar aos filhos/as o que eles querem. Todavia, qualquer gestor de família sabe que impor algo que desagrada exige que o assunto seja justificado e discutido abertamente com os mesmos. Isto é feito por razões simples: somos membros de uma mesma família, lutamos pelos mesmos objetivos, corremos os mesmos riscos e nos protegemos como podemos. Afinal de contas, somos um grupo comprometido uns com os outros.

Já atitudes autoritárias, ou ações unilaterais, não agregam. Além disso, descomprometem e acabam deixando a todos vulneráveis e insatisfeitos, criando um cenário pouco produtivo e instável, principalmente quando o moral já está baixo. E é justamente esse o cenário na Infraero e no Brasil, diante das muitas incertezas que a conjuntura impõe. Afora isso, a atitude do sr. diretor compromete inclusive a congregação e o espírito natalino.

“Conhecendo o diretor em questão e a sua particularidade em dizer abertamente que é um cristão declarado, não resta outra análise da parte de nós, sindicalistas, de que o espírito cristão dele está muito distante do seu pensamento e dos seus atos”, completa Lemos.

O Sindicato encaminhou, na tarde de hoje (29/09), um ofício de protesto, cobrando de Mauro Pacheco uma reflexão, assim como a abertura de negociação com a entidade sindical sobre o recesso. (Veja o ofício – Clique aqui)

O Sina chama a categoria aeroportuária a também protestar, enviando e-mails para o diretor de gestão, na sede da empresa, uma vez que ele pode entender que o Sindicato está exagerando em relação à insatisfação da categoria. “Quem sabe uma corrente, para pedir a ajuda divina, para iluminar a cabeça do nosso diretor cristão, reverta a situação”, propõe o Sindicato.

staclaus-do-mal