sexta-feira, março 29, 2024

Data-base 2015: Aeroportuários das concessionárias privadas aprovam acordo

Os aeroportuários que atuam nas concessionárias que administram os aeroportos de Guarulhos, Viracopos, Confins, Brasília e Galeão aprovaram, em assembleias da data-base 2015, a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) negociada pelo Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina).

O Sindicato participou de três rodadas de negociação com as concessionárias privadas para chegar na proposta apresentada à categoria. Na assembleia realizada em 8 de julho, no Aeroporto de Guarulhos, 334 trabalhadores votaram a favor do acordo, 3 votaram contra e 1 absteve-se.

assembleia-gru

assembleia-gru02

No Aeroporto de Viracopos, 172 aeroportuários votaram a favor e 4 votaram contra a proposta.

assembleia-bh03

Em Confins, por unanimidade, os 50 trabalhadores que participaram da assembleia no dia 8 de julho votaram a favor do acordo.

DSCN3123

DSCN3121

No Galeão, a proposta venceu por unanimidade, com 37 votos favoráveis, em assembleia realizada no dia 17.

Em Brasília, em assembleia realizada no dia 14 de julho, 45 aeroportuários votaram a favor e 38 votaram contra a proposta.

brasilia04

brasilia01

A proposta das concessionárias aprovada pelos trabalhadores desses aeroportos prevê aumento salarial igual ao IPCA acumulado, na ordem de 8,17%, para salários até R$ 5.820,00. Para quem ganha acima, a correção será de 7% em parcela fixa de R$ 68,10. Também garante aumento de 8% para o vale-alimentação e vale-refeição, cesta básica de R$ 110,00 e bônus de R$ 800,00, pago em duas parcelas, sendo a primeira em até 20 dias e a segunda, em 15 de dezembro. O reajuste sobre todos os itens econômicos é retroativo à data-base, em 1º de maio de 2015.