sexta-feira, março 29, 2024

Sina exige retomada imediata do pagamento de adicional de periculosidade aos cedidos ao DPF

O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) encaminhou, nesta quinta-feira (26/3), ofício ao presidente da Infraero, Gustavo do Vale, e ao diretor de gestão, Mauro Pacheco, reivindicando a retomada imediata do pagamento do adicional de periculosidade aos aeroportuários cedidos ao Departamento de Polícia Federal (DPF) de Guarulhos e Campinas.

imigracao_620p
(Divulgação/PF)

A Infraero, contrariando o resultado da perícia realizada por profissionais da própria empresa, que confirmou a periculosidade no exercício profissional desses trabalhadores, numa atitude contraditória, informou por comunicado a suspensão do pagamento. A empresa alega que houve contestação da polícia federal sobre as atividades executadas. A Infraero diz ainda que fará nova perícia e, se comprovada a periculosidade, pagará o retroativo.

Ou seja, sem justificativa plausível, a Infraero quer retirar o direito de cerca de 240 trabalhadores que atuam cedidos ao DPF. O Sina não aceita a justificativa da empresa, nem que os aeroportuários fiquem sem receber o adicional enquanto é feita nova perícia, e está requerendo a manutenção dos pagamentos aos aeroportuários.

“Se seguirmos nessa linha, todos os trabalhadores da Infraero que recebem qualquer tipo de adicional estão em risco, porque não se tira um direito do trabalhador, a não ser que esteja absolutamente justificada essa decisão”, afirma o presidente do Sina, Francisco Lemos. O assunto deve ser discutido mais uma vez, em reunião, entre o Sindicato e a direção da Infraero.

“A empresa sabe que, caso necessário, o Sindicato entrará na Justiça em defesa dos trabalhadores, e que isso irá gerar um passivo trabalhista ainda maior para a Infraero, que já não goza de uma situação favorável, devido aos atos equivocados em sua gestão”, completa.

Veja AQUI o ofício enviado pelo Sina

Veja AQUI o comunicado da Superintendência de RH da Infraero