quarta-feira, abril 24, 2024

A Navegação Aérea está no Sina

Por Rogerio Varela

O sindicato é, historicamente, a ferramenta da união dos trabalhadores na luta pela defesa dos interesses da categoria. Neste contexto, a união sinaliza a força da categoria diante das ações abusivas e equivocadas do empregador, que atenta sobre a parte mais fragilizada das relações, ou seja, o empregado.

Não há dúvidas que a garantia da defesa diante das injustiças, que podem recair sobre a dignidade do trabalhador, ganham especial valor quando existe a mobilização através do sindicato. A partir daí não se reflete uma luta solitária, individual, mas sim o pensamento de toda uma categoria que tem o sindicato como ferramenta de grandes conquistas.

53Ifatca

O SINA, reforçando a luta diante dos conflitos trabalhistas que nos desafiam todos os dias, diante da preocupação constante com os aeroportuários, fortalece suas ações através da parceria com instituições reconhecidas internacionalmente. Dentre elas podemos citar a IFAIMA (http://www.ifaima.org) e a IFATCA (http://www.ifatca.org).

A IFATCA é uma organização mundial que representa mais de 50 mil controladores de tráfego aéreo em 131 países, tendo reputação mundial entre todos os parceiros na gestão do tráfego aéreo, incluindo ICAO e Eurocontrol.

A IFAIMA, Federação Internacional de Associações de Gestão de Informação Aeronáutica, é uma organização profissional mundial destinada à promoção da navegação aérea de forma segura e eficiente e para a proteção dos interesses profissionais coletivos do pessoal AIS/COM, considerando que AIM (Aeronautical Information Management e Aeronáutica Communications) promove e mantém um fluxo seguro e ordenado do tráfego aéreo em todo o mundo.

O SINA, empenhado em estabelecer e fortalecer estas parcerias, além de garantir a valorização de seus associados, fomenta novos canais de atuação sindical, onde o sindicato extrapola as fronteiras nacionais e se coloca como única instituição brasileira, no âmbito da aviação civil, que representa os interesses dos trabalhadores em fórum internacional.

O apoio mútuo entre as entidades sindicais de diferentes países amplia as forças da classe trabalhadora no mundo, em defesa de direitos e do cumprimento das normas para o setor, favorecendo a garantia da segurança e aperfeiçoamento profissional, sem deixar de lado o fator humano.

Com essa visão de integração e aperfeiçoamento, associada à constante atividade sindical, podemos caminhar juntos na defesa dos interesses coletivos, onde a navegação aérea faz parte da luta diária. É necessário entender que cada trabalhador que integra este sindicato favorece a unidade da luta por toda categoria aeroportuária. Sem desmerecer essa ou aquela função, todos somos parte de um sindicato atuante, onde não abrimos mão de direitos e jamais fugimos da luta.

Sendo assim, vamos em frente nesse ano de 2015, pois as conquistas brilham ao longe no horizonte, mas só seremos merecedores após muito lutar, discutir e participar unidos na ação e cooperação, mas sempre juntos.

*Profissional de Meteorologia há 24 anos na Infraero, membro da Comissão Paritária de Navegação Aérea e dirigente sindical no Aeroporto de Londrina/PR