terça-feira, abril 23, 2024

Vitória dos aeroportuários: Governo Federal amplia estabilidade dos trabalhadores da Infraero

Na terça-feira (16/9), na Secretaria de Aviação Civil (SAC), em Brasília, a diretoria do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) assinou um novo acordo com a Infraero, no qual amplia a estabilidade dos aeroportuários da estatal até 31 de dezembro de 2020.

A medida beneficia inclusive os aeroportuários que estão cedidos a outros órgãos e também os que estão com seus contratos de trabalho suspensos, atuando nas concessionárias privadas.

Assinatura01-IMG_3682
(Asscom Sina)

Participaram da cerimônia os ministros Diogo Santana (interino da Secretaria Geral da Presidência da República), Wellington Moreira Franco (ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil), José Feijoó (assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República), Guilherme Ramalho (diretor executivo da SAC e presidente do Conselho de Administração da Infraero) e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale.

Por parte dos trabalhadores, estiveram presentes o presidente do Sina, Francisco Lemos, os diretores Marcelo Tavares, Francisco Barros, Célio Barros, Samuel Santos, Alberto Carvalho, e o assessor jurídico Maurício de Freitas.

Na reunião de assinatura do acordo, Diogo Santana afirmou que a Presidência da República manterá sempre as portas abertas para construir os acordos necessários com a classe trabalhadora. “No caso do Sina, que buscou dentro desse novo contexto preservar os postos de trabalho dos aeroportuários, fica o exemplo da inovação, da criatividade e maturidade sindical que, com certeza, deve ser seguido por outras entidades sindicais que nesse momento estão dialogando com o Governo”, disse.

O ministro da SAC, Moreira Franco, salientou que o governo, no processo de concessão dos aeroportos, atuou de forma diferente, buscando aliar o respeito aos direitos dos trabalhadores e a manutenção dos postos de trabalho à necessidade de atender a urgência de investimentos nos aeroportos brasileiros. “A mão-de-obra qualificada do trabalhador da Infraero será fundamental para o ambicioso projeto de investimentos maciços nos 270 aeroportos que integrarão o Brasil através da aviação regional”, completou.

O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, ressaltou que a assinatura da extensão do acordo coletivo traz tranquilidade aos trabalhadores da estatal.

Francisco Lemos, presidente do Sina, destacou a importância da assinatura do acordo. “O principal aspecto deste acordo é a garantia dos postos de trabalho. No dia a dia, nós lutamos por melhores condições de trabalho, plano de carreira, melhoria de salários, mas a garantia dos postos de trabalho por mais seis anos é muito importante”, finalizou.

Assinatura02-IMG_3693
(Asscom Sina)