21 C
quinta-feira, abril 25, 2024

Diretoria da Infraero desrespeita posição do Sina e do Conselho Administrativo

Na tarde desta quinta-feira, 21, o presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), Francisco Lemos, enviou ofício ao presidente da Infraero, Gustavo do Vale, em que exige a reformulação urgente do Programa Especial de Adequação de Efetivo, lançado na segunda-feira, dia 19, pela Diretoria de Gestão da empresa.

peae

A proposta do Programa foi idealizada pelo diretor do Sina e membro do conselho de administração da Infraero, Célio Barros, e defendia a remoção voluntária e premiada, com valores fixos e percentuais, enquanto o trabalhador prestasse serviços naquela localidade, por até quatro anos.

Para o presidente do Sina houve desrespeito por parte da Infraero. “Essa história de transferência de trabalhadores para outras localidades é complicada e tem que ser de forma voluntária e incentivada, pois de outra maneira, o Sina será sumariamente contra”, afirmou Lemos.

Vale lembrar que há poucos anos a Infraero tentou transferir alguns trabalhadores para outras bases, e na ocasião eles perderam seus cargos de confiança, o que levou o departamento jurídico do Sindicato a entrar na Justiça Federal. O Sina ingressou com um pedido de liminar, que a Infraero não conseguiu derrubar, e garantiu aos trabalhadores que tais transferências só poderão ocorrer com o ‘de acordo’ do empregado.

O Sina tomou conhecimento também de que foi enviado ao presidente do Conselho de Administração da empresa um protesto feito pelo conselheiro representante dos trabalhadores, Célio Barros, em relação ao Programa. Segundo ele, a proposta está completamente em desacordo com a ata da última reunião dos membros do Conselho.

O que mais podemos esperar da Infraero, se a sua diretoria começou a ‘rasgar’ os acordos com o Sindicato e até as deliberações do seu próprio Conselho de Administração? Se isso não for caso de polícia, talvez a Procuradoria Geral da República tenha o seu próprio juízo de valor.

Acesse a cópia do ofício enviado pelo Sina à presidência da Infraero