21 C
quinta-feira, abril 25, 2024

Sina cobra melhorias nas condições de trabalho do TECA em Recife

O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) cobrou da Infraero, em 8 de julho, a melhoria das condições de trabalho no Terminal de Cargas (TECA) do Aeroporto de Recife (SBRF).

O Sina alertou à estatal sobre o excesso de atividades, defasagem de mão de obra e situações de estresse físico e psicológico dos aeroportuários que atuam no TECA, e os riscos de doenças laborais relacionados a não adequação do local de trabalho diante do aumento das operações.

banner_slider_teca_recife

A entidade solicitou à Infraero que a equipe de Medicina e Engenharia do Trabalho analisasse o local, com atenção focada na saúde ocupacional, higiene, segurança do trabalho, ergonomia, área de descanso nos intervalos, distribuição e condições dos EPI’s, e promovesse as melhorias necessárias.

Assim, o TECA foi vistoriado nos dias 8 e 18 de julho, e o relatório apontou a necessidade de correções, dentre elas a instalação de suporte para que os monitores dos computadores fiquem na altura dos olhos dos trabalhadores, ampliação do espaço para material de consulta, substituição da bancada, aumento da iluminação, bancada nova para a impressora, mudança do posto de trabalho para evitar colisão do trabalhador com a empilhadeira, organização dos cabos, maior frequência da limpeza dos banheiros e não utilização dessas instalações para outros fins (como conectar a mangueira para limpeza do pátio), reparo do mictório e dos vazamentos, assim como reposicionamento e manutenção do bebedouro.

Ainda segundo o relatório, “as não conformidades elencadas devem ser sanadas o mais rápido possível, no intuito de aprimorar a qualidade do ambiente de trabalho e o grau de satisfação do empregado”, e evitar doenças laborais a médio e longo prazo.

O relatório oficial será entrega ao Sina em 8 de agosto. A entidade aguarda as providências da estatal e seguirá fiscalizando o TECA e demais áreas do terminal.