21.1 C
São Paulo
quinta-feira, abril 25, 2024

Sina assina Acordo Coletivo com GRU Airport

Destaques

O presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina), Francisco Lemos, assinou, nesta terça-feira (1º/07), Acordo Coletivo de Trabalho com a concessionária GRU Airport, que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Com o Acordo, ficam garantidos aos aeroportuários de Guarulhos aumento salarial de 8,15% para todos que recebem até R$ 5.378,00 (cerca de 80% da categoria), e de 6,30% para os que recebem acima deste valor.

IMG_0186
Presidente do Sina, Francisco Lemos, assina Acordo Coletivo com a GRU Airport

“O índice de 8,15% representa um aumento real de cerca de 2%, o que é um avanço muito importante para os trabalhadores, mas a luta continua”, ressalta o diretor jurídico do Sina, Marcelo Tavares.

Os benefícios como vale-refeição, vale-alimentação e auxílio escola têm reajuste de 6,30%. O vale-refeição mensal passa a valer R$ 755,26. Além disso, os aeroportuários garantiram um bônus, que será pago em duas partes: na primeira quinzena de julho e em 12 de dezembro deste ano.

IMG_0201
Diretor Jurídico do Sina, Marcelo Tavares, durante reunião para assinatura do ACT 2014

O Acordo beneficia cerca de 1.700 trabalhadores e foi firmado após quatro rodadas de negociação e duas assembleias, em Guarulhos. Na primeira, a categoria rejeitou a proposta da concessionária. Diante do impasse, o Sina defendeu melhorias na proposta. As negociações envolveram a diretoria da concessionária, representantes do governo federal e trabalhadores, e o objetivo foi construir um consenso que atendesse aos interesses dos aeroportuários.

Assembleia de aeroportuários em Guarulhos aprova proposta de ACT
Assembleia de aeroportuários em Guarulhos aprova proposta de ACT

Uma segunda proposta foi construída e levada à assembleia, em 25 de junho, onde o Acordo foi aprovado, com exceção de um voto, por todos os trabalhadores presentes. Essa é a segunda negociação do Sina com a GRU Airport. A primeira, em 2013, garantiu reajuste equivalente ao período de quatro meses de gestão do aeroporto pela concessionária. O acordo atual é o primeiro junto a essa concessionária que trabalha com um período de um ano inteiro.

A decisão pelo acordo evitou que fosse preciso mobilizar protestos e greves nos aeroportos. “Diferente de algumas outras categorias, os aeroportuários têm tido maturidade para defender o que é de interesse único dos trabalhadores”, destacou o presidente do Sina, Francisco Lemos.

A negociação foi realizada em conjunto com as concessionárias que administram os aeroportos de Brasília e Viracopos. E as conquistas do Acordo em Guarulhos serão as mesmas a valer nesses outros dois aeroportos. O acordo de Brasília deve ser assinado nesta quinta-feira (3/7). O de Viracopos, em poucos dias.

IMG_0176
(Imagens: Folha Opinião)

Todas as cláusulas sobre itens econômicos têm validade retroativa à data-base, ou seja, 1º de maio de 2014. Nos próximos dias, o acordo, que tem validade de um ano. Acesse AQUI a íntegra do ACT.

Últimas matérias