sábado, abril 20, 2024

Aeroportuários de Salvador recuperam direito à gratuidade no estacionamento

O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (Sina) conseguiu reverter a situação dos trabalhadores do Aeroporto de Salvador (BA), que haviam perdido, por decisão da Infraero, o acesso gratuito ao estacionamento no terminal. Trabalhadores de outros órgãos federais, no entanto, tiveram mantida a gratuidade.

Durante 38 anos, a estatal disponibilizou vagas para os aeroportuários estacionarem seus carros, uma vez que o terminal fica localizado em região distante do centro da Capital e de difícil acesso por transporte público, a cerca de 2 km de distância da via principal. Todavia, há três anos, a Infraero começou a cobrar pela entrada no estacionamento uma taxa de 35 reais para obter um cartão e mais uma mensalidade de 100 reais, equivalente a quase 10% do piso salarial da categoria.

De lá pra cá, o Sina buscou reverter a medida, inclusive acionando o Ministério Público e a assessoria jurídica da entidade. Durante o II Congresso Nacional da categoria, o presidente do Sindicato, Francisco Lemos, e a representante de Salvador, Solange Farias, reuniram-se com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, em 21 de março, e reivindicaram a reversão da medida, argumentando todas as dificuldades dos trabalhadores da base e questionando o uso dessas vagas como fonte de recursos pela estatal.

Após a reunião, a Infraero voltou atrás na medida e o direito foi retomado no dia 1º de maio. Agora, 285 aeroportuários já estão cadastrados e utilizando gratuitamente o estacionamento. A conquista vale para todos os terminais administrados pela Infraero.

destaque_estacionamento