19.9 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Infraero investe para triplicar capacidade em São José dos Campos

Destaques

SaoJoseCampos

Por Virginia Silveira para o Valor Econômico, de São José dos Campos

Com investimentos de R$ 16,6 milhões, a Infraero deu início, na sexta-feira, 05/07, ao projeto de ampliação e modernização do aeroporto de São José dos Campos, que multiplicará por dez as áreas existentes e triplicará a capacidade de atendimento do terminal, hoje em torno de 190.500 passageiros por ano.

O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, disse que esse é o primeiro passo dentro do projeto que prevê a transformação do aeroporto de São José dos Campos no terceiro maior do Estado de São Paulo. “Nos próximos 20 anos teremos a necessidade de outro aeroporto para atender a uma demanda adicional de 30 milhões de passageiros e não existe alternativa melhor que o da cidade”, afirmou.

As obras de ampliação e reforma do terminal de passageiros do aeroporto serão executadas pelo consórcio Tecman / MPE, vencedor da licitação, realizada pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC). O projeto também foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento/PAC, do governo federal.

Segundo o presidente da Infraero, a expectativa é que o novo aeroporto esteja operacional a partir de maio de 2014. O prazo, segundo o prefeito de São José, Carlinhos de Almeida (PT), é suficiente para garantir a posição da cidade como forte candidata para ser uma subsede da Copa de 2014, já que está entre as cidades pré-selecionadas pela Fifa para sediar um centro de treinamento de seleções.

Com a nova infraestrutura, segundo a Infraero, o movimento no aeroporto deverá crescer para 490 mil passageiros por ano. O terminal de São José dos Campos encerrou 2012 com a marca de 212.536 passageiros, entre embarques e desembarques, o que representa um crescimento de 338% nos últimos cinco anos.

Nos demais aeroportos do País, segundo a Infraero, as obras de ampliação e reforma da maioria dos terminais estão em dia. “Somente alguns aeroportos, como o de Curitiba e o de Porto Alegre, precisam passar por um processo de reestruturação, mas que será feito a tempo de retomar o cronograma estabelecido para as obras”, disse.

As obras no aeroporto de Fortaleza, de acordo com Vale, estarão prontas até abril de 2014. “Mesmo que não consigamos terminar as obras, os dois aeroportos estarão adequados para a Copa. Apenas 30% das obras do aeroporto de Porto Alegre não estarão prontas. Até a Copa, 40% das obras de Curitiba terão sido finalizadas”, afirmou. O restante, segundo ele, será concluído entre 2015 e 2016.

Últimas matérias