quinta-feira, março 28, 2024

Moreira Franco vai pedir mais envolvimento do BB com setor aéreo

Por Guilherme Serodio para o Valor Econômico, do Rio de Janeiro

O ministro da Secretaria de Aviação Civil/SAC Moreira Franco vai pedir ao Banco do Brasil/BB que considere as empresas aéreas nacionais como potenciais clientes, disse em evento, sexta-feira, 05/07. Ele afirmou que as companhias são muito vulneráveis ao cenário externo, à alta do dólar, que impacta o custo do combustível – cujo preço flutua com a cotação do petróleo -, e o leasing das aeronaves.

Para o ministro, o maior envolvimento do BB com o setor é uma oportunidade depois que o banco foi contratado pela SAC como agente financeiro na execução do plano de aviação regional, que prevê investimentos de R$ 7,2 bilhões em cerca de 250 aeroportos.

O ministro afirmou que continua em estudo na SAC a possibilidade de um pacote de ajuda às empresas aéreas. “Já recebi um estudo da Anac, e continuo insistindo na necessidade de um estudo do BNDES “, disse, referindo-se ao levantamento feito pela agência sobre a saúde econômica e financeira das empresas. “Os esforços que estamos fazendo para implementar a estrutura aeroportuária impõem a existência de empresas aéreas fortes que utilizem esses aeroportos”.