sexta-feira, abril 19, 2024

Aeroportos Brasil Viracopos

abv-banner

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos é formada pela Infraero e pelo consórcio Aeroportos Brasil. Este é formado pelas emprsesas: UTC Engenharia, Triunfo Participações e Egis.

Organograma

organograma

Sócios

TPI – Triunfo Participações e Investimentos S.A. – Atua no setor de infraestrutura com participação em empresas executoras de serviços públicos nos segmentos rodoviário, portuário e de geração de energia elétrica.www.triunfo.com

UTC Participações S.A. – Participa dos segmentos de produção de óleo e gás (UTC Óleo e Gás), montagem industrial (UTC Engenharia), construção civil pesada (Constran), empreendimentos imobiliários (TEC Empreendimentos Imobiliários), estaleiros (Estaleiro Paraguaçu) e montagem de plataformas offshore (Quip).www.utc.com.br

Egis Airport Operation – Operadora francesa responsável pelo gerenciamento do transporte aéreo de 13 milhões de passageiros, em 11 aeroportos no mundo. Com sede na França, a Egis Airport Operation é totalmente dedicada ao transporte aéreo, oferecendo uma linha completa de serviços e produtos nos segmentos de gerenciamento de transporte aéreo, aeroportos e operações aéreas. www.egis.com

Infraero – Fundada em 1972, a Infraero é uma empresa pública nacional sediada em Brasília que administra 63aeroportos, além de 34 terminais de logística de carga. A Infraero tem por finalidade implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária e de apoio à navegação aérea, prestar consultoria e assessoramento em suas áreas de atuação e na construção de aeroportos. www.infraero.gov.br

PROJETO DO NOVO TERMINAL

O projeto do novo terminal contempla uma moderna estrutura feita de concreto, aço e vidro, é compacta, de fácil construção, manutenção e expansão. As colunas que sustentam o telhado têm o topo em forma de árvores com clarabóias que permitem o aproveitamento da iluminação natural. Possui uma cobertura interna de madeira, que cria uma atmosfera acolhedora e agradável.

O edifício-garagem é conectado ao terminal por uma ponte coberta. Conta com restaurantes, lojas de aluguel de carros e escritórios dos órgãos públicos federais. Além disso, a estrutura esta preparada para uma expansão vertical futura, onde poderão ser construídos escritórios comerciais e hoteis.

Detalhes do projeto:

• 28 pontes de embarque
  • 7 novas estações remotas
  • Estacionamento de veículos com 4.000 novas vagas
  • Ampliação das pistas para manobra de aeronaves
  • 145.000 m2 de área no novo terminal
  • 35 novas vagas para aeronaves e 30 já existentes

Desenvolvimento de 2012 a 2042

Nova gestora do Aeroporto Internacional de Viracopos, a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos anuncia investimentos de R$ 9,5 bilhões durante os 30 anos da concessão para transformá-lo no maior e mais moderno terminal da América Latina.

De acordo com o planejamento da Concessionária, o “novo” aeroporto de Viracopos foi concebido a partir do conceito de “aeroporto cidade” e sua expansão prevê ainda hotéis, shopping center e centro de convenções, num projeto desenvolvido em parceria com a projetista holandesa NACO, consultoria especializada na engenharia de aeroportos responsável pelo aeroporto de Schipol, emAmsterdã, um dos mais modernos do planeta.

O projeto é sustentável, com destaque para a cobertura do telhado com células fotovoltaicas para captura da energia solar e o sistema de reutilização da água da chuva. Também privilegia o conforto do passageiro, tem um design compacto e com forte identidade arquitetônica.

Além da holandesa NACO, os trabalhos desenvolvidos pela Concessionária em Viracopos contam com a consultoria da Flughafen München GmbH (FMG), operadora do Aeroporto de Munique, o sexto maior da Europa.

Investimentos

O MasterPlan de Viracopos conta com cinco ciclos de investimentos durante os 30 anos de concessão e o primeiro deles, até maio de 2014, já está em execução.

Neste primeiro ciclo do MasterPlan, a Aeroportos Brasil Viracopos investirá R$ 1,4 bilhão na construção de um novo terminal com capacidade para o transporte de 14 milhões de passageiros/ano.

O novo terminal, que terá uma moderna estrutura em concreto, aço e vidro, contará ainda com 28 pontes de embarque, sete novas posições remotas de estacionamento de aeronaves e um edifício-garagem com 4 mil vagas, além da ampliação das pistas de taxiamento de aeronaves, até maio de 2014.

Para cumprir todo o planejamento previsto no primeiro ciclo do MasterPlan, a Concessionária informa que o trabalho de engenharia será realizado no regime fast track, em que as execuções de engenharia e de construção seguem no mesmo ritmo.

As obras do primeiro ciclo de investimentos do MasterPlan de Viracopos foram iniciadas em 31 de agosto de 2012 com as obras de preparo do terreno e terraplenagem, que movimentarão 2,5 milhões de m³ de terra e se estenderão até a primeira quinzena de outubro de 2012, quando terá início a etapa de fundação.

A previsão da Concessionária é que no pico das obras, mais de 3 mil operários estarão em ação em Viracopos.

Ciclos de investimento

Após a primeira etapa de investimento, até 2014, a Aeroportos Brasil Viracopos investirá mais R$ 7,44 bilhões no processo contínuo de expansão e modernização do complexo aeroportuário. Os outros quatro ciclos de investimento do MasterPlan estão distribuídos da seguinte maneira:

• 2º ciclo: 22 milhões de passageiros, com início das intervenções projetado para 2018;
  • 3º ciclo: 45 milhões de passageiros, com início das intervenções projetado para 2024 e destaque para a construção da terceira pista;
  • 4º ciclo: 65 milhões de passageiros, com início das intervenções projetado para 2033 e destaque para a construção da quarta pista;
  • 5º ciclo: 80 milhões de passageiros, com início das intervenções projetado para 2038.

Veja mais informações no Site Oficial do Consórcio Aeroportos Brasil Viracopos – Clique Aqui.