quinta-feira, abril 25, 2024

Consórcio Inframérica Aeroportos

inframerica-banner

Consórcio Inframérica Aeroportos, foi o vencedor, em fevereiro de 2012, do Leilão de Concessão para operar, ampliar e modernizar o Aeroporto Internacional de Brasília – Juscelino Kubistchek. O Consórcio é formado pelas empresas Infravix, controlada pelo Grupo Engevix e Corporación América, empresa com experiência em mais de 50 concessões aeroportuárias no Mundo – na Argentina, Armênia, Equador, Itália, Peru e agora no Brasil. Cada empresa participa com 50% do Consórcio, o qual entra, por sua vez, com 51% na composição acionária da Sociedade de Propósito Específica (SPE) criada para operar o aeroporto de Brasília. A Infraero, por meio de sua subsidiária – a Infrapar, é sócia dessa SPE com 49%.

Desde 1º de março de 2013, a Inframérica Aeroportos assumiu completamente a operação do Aeroporto de Brasília, ficando responsável pela operação comercial e pela gestão, manutenção e funcionamento de todos os serviços básicos. Está também a cargo do Consórcio a segurança e a vigilância do Aeroporto e a operação e manutenção de todo o sítio aeroportuário.

Até o final da concessão, que vai durar 25 anos, a Inframérica investirá R$ 2,8 bilhões em obras de melhoria e ampliação. Até a Copa do Mundo de 2014, os investimentos somarão 900 milhões.

Composição

Infravix Empreendimentos S/A

Infravix Empreendimentos S/A foi fundada em novembro de 2010, tendo como objetivo participar do desenvolvimento da infraestrutura no Brasil. A Infravix faz parte do Grupo Engevix, o maior de engenharia consultiva do país e que possui experiência de mais de 30 anos na execução de projetos e obras de aeroportos, tendo atuado, por exemplo, no Galeão (Rio de Janeiro/RJ),Guarulhos (São Paulo/SP), Viracopos (Campinas/SP), Congonhas (São Paulo/SP), Deputado Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA), Confins (Belo Horizonte/MG), Herlício Luz(Florianópolis/SC) e Pinto Martins (Fortaleza/CE), entre outros.

A Engevix foi fundada em 1965 e desenvolve atividades de prestadora de serviços em diversos setores da economia, como energia, óleo e gás, químico e petroquímico, indústrias de base e infraestrutura. Em 2010, a empresa registrou um volume de pedidos em carteira de 3 bilhões de reais. A empresa atua também em Angola, no México e no Peru.

Corporación América

Corporación América é uma holding argentina que detém concessão para cargas e terminais em 49 aeroportos da América Latina e outros países. As atividades abrangem administração operacional, design, planejamento e construção de terminais, administração comercial, abastecimento, taxas e outros serviços locais. Além de possuir experiência de concessão e operação aeroportuária em aeroportos como Carrasco (Montevidéu, Uruguai), Ezeiza e Aeroparque (Buenos Aires, Argentina) e Guayaquil (Equador), entre outros. A empresa possui 89% da Aeropuertos Argentina 2000 – que opera um sistema aeroportuário que administra 90% do tráfego de passageiros da Argentina.

A Corporación América também atua em outros setores como concessão de rodovias, obras, energia, agronegócios, tecnologia e serviços.

Aeroportos

Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubstichek (BSB)

Ver artigo principal: Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubstichek Após o leilão dos Aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, o Consórcio Inframérica adquiriu o Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubstichek pagando R$ 4,501 bilhões, ágio de 673,89%. A Inframérica pretende, no período de 25 anos de concessão, reformar, expandir e modernizar os 2 terminais do aeroporto, além de construir um novo, com 15 pontes de embarque, ficando um total de 28. O Consórcio, pretende investir 2,85 bilhões de reais, 750 milhões só até a Copa de 2014 para torná-lo o mais moderno do país, com a maior sala VIP da América Latina, além de dobrar o número de vagas de estacionamento para 3000 e aumentar a capacidade do aeroporto de 16 milhões, para 20 milhões durante a Copa do Mundo FIFA de 2014, e 41 milhões na fase final.

Complexo Aeroportuário da Grande Natal: Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros de São Gonçalo do Amarante

O Consórcio Inframérica é responsável também por administrar o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, localizado na Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte. É o primeiro complexo aeroportuário do país administrado pela iniciativa privada. A concessão que durará 28 anos, promete fazer do futuro Aeroporto da Grande Natal, o quarto hub brasileiro e mais uma das portas de entrada de turistas para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Veja mais informações no Site Oficial do Consórcio Inframérica Aeroportos – Clique Aqui.